Pai Bob: O leitor de Mãos
Se engana quem pensa que a primeira profissão do astro do reggae é relacionado a música. Bob Marl Leia mais...
“The Wailing Wailers” é o nome do primeiro álbum lançado por Bob Marley e sua trup, na tradução para o nosso português o nome do álbum perde um pouco de sonoridade para ganhar um ar de dramaticidade “Os lamentadores Lamentando”. Este álbum foi chave mestra de vários portões que cercavam os músicos na época. Questões como: condições de vida precária, racismo e opressão faziam parte da vida dos moradores da periferia jamaicana.
Depois de sair da sua terra natal, em busca de uma vida melhor, e se mudar para periferia de Kingston, Robert Nesta Marley faz da música o sentido da sua vida. O futuro astro do reggae veio de uma família pobre e não havia muita perspectiva de vida/crescimento em outras áreas, senão dedicar-se por inteiro a música. Os wailers se juntavam para ensaiar na Primeira Rua de Trenchtown, havia pelo menos umas 3 ou 4 casas para ensaio da banda. A curiosidade que marca o começo da banda é que os primeiros shows eram feitos no cemitério da cidade, às 2h da manhã, eles acreditavam que se conseguissem cantar para “aquelas pessoas” estariam prontos para enfrentar qualquer palco do mundo.
Em uma passagem do filme documentário dedicado a vida de Bob Marley, seu irmão cita uma frase que os locais diziam a respeito da banda:
“Vocês vem de um lugar onde as pessoas estão sempre chorando”
A partir do lançamento de “The Wailing Wailers” o grupo de Bob Marley ganha destaque em toda Jamaica. Sendo um divisor de águas para a banda e para vida dos artistas. O álbum é marcado pela influência do “Ska”, ritmo musical popular da Jamaica, com as letras impactantes do menino dos Dreads, na época nem tantos dreads assim. Sempre muito crítico à respeito das questões sociais que os cercavam mais a sua visão positivista à respeito do mundo são bem “ilustradas” nas tracks do disco, Simmer Down, por exemplo, foi uma explosão por todas as Jukebox da Jamaica.
Os lamentadores lamentando foi o fio de esperança e alegria que faltava na periferia de Trenchtown e futuramente da Jamaica como um todo. A mensagem de que o sonho pode virar realidade independente da situação que você vive se perpetuou pelo mundo através da voz de Bob Marley e tudo começou com a primeira virada de chave.
Se engana quem pensa que a primeira profissão do astro do reggae é relacionado a música. Bob Marl Leia mais...
Para muitos uma doutrina, para outros religão, para Bob Marley um modelo de vida. Modelo que guio Leia mais...
É de praxe a frase clichê de “Até logo” ou “até breve” pós-show de qualquer ídolo, seja ele um sh Leia mais...